segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Devocional

CANTAR NO ALTAR E TER CÉLULAS NO CAMPO

Muitos têm o conceito de que ser levita é ser infrutífero, descomprometido com o Reino de Deus. Porém, este conceito está mudando, pois Deus tem derramado sobre nossas vidas uma nova unção. Esta unção vem resgatar todos os conceitos que o diabo quis macular a respeito dos levitas.

Em I Cr 25 vemos a história de Hemã, escolhido pelo rei Davi para dirigir o canto na casa do Senhor. Hemã fazia parte da célula de Davi, juntamente com Asafe, e Jedutum. Cada um deles tinha 12 discípulos, e seus 144. Hemã tinha 14 filhos e 3 filhas, todos eles estavam envolvidos no ministério, juntamente com seu pai no canto da casa do Senhor. Todos eram instruídos no canto, todos mestres, duzentos e oitenta e oito. Exatamente dois grupos de 144.

Todos os levitas eram mestres. O que isso quer dizer? Eram altamente qualificados para o serviço que lhes fora conferido. Eram pessoas dedicadas integralmente ao serviço do templo. Cantar era a sua função de todos os dias. Cada um tinha seu turno, dentro dos vinte e quatro turnos para ministrar na presença de Deus com louvores. Porém, não eram levitas descomprometidos, eles tinham seus doze discípulos, os quais trabalhavam com eles na obra do ministério levítico, legitimados por Deus para exercer essa função.

Todos fomos chamados por Deus para exercer um ministério na casa do Senhor, o serviço. Como levita que ministra no altar do Senhor, nós precisamos:

1) ter uma vida de santidade;
2) ser frutífero.

Primeiro, a santidade é importantíssima para quem ministra no altar de Deus. Levítico 10:1, 2 nos conta a história de dois levitas que desobedeceram as leis do Senhor, seus nomes eram: Nadabe e Abiu, eles se apresentaram perante Deus de qualquer jeito, levando fogo estranho perante Ele, o que Deus não lhes ordenara. Eles desafiaram a Deus, tentando levar perante Ele qualquer coisa, por causa disso o fogo de Deus os consumiu, e morreram. Quantas vezes queremos chegar e ministrar no altar de Deus com a vida totalmente tomada por pecados, descompromisso, desunião, egoísmo, soberba, maledicência, e ministramos cânticos a Ele com o coração cheio de mágoa. As pessoas podem não saber, mas Deus conhece o coração, só Ele sabe o que acontece com você. Podemos esconder de todo mundo, mas a Deus nada fica em oculto (Pv. 15:3).

Segundo, não podemos exercer funções tão nobres na casa de Deus, sem sermos frutíferos. O fruto é sinal de prosperidade, e a multiplicação deste traz a excelência. A parábola dos talentos nos mostra claramente sobre multiplicação. Cada servo ganhou uma quantia segundo a sua capacidade. O que ganhou cinco, saiu logo para ganhar mais cinco, o que ganhou dois de igual modo, porém o que ganhou um enterrou. Ele recebeu somente um talento e desanimou, desistiu depressa. Este servo poderia ter multiplicado o seu talento, porém, como só tinha um não se esforçou para ganhar outro e multiplicar. Muitas vezes somos assim, não investimos no talento, ou na vida que Deus nos deu, desistimos, nos acomodamos e enterramos, dizemos: “Ah! Só isso!! É pouco demais!!! Se eu tivesse mais...”. Se você não sabe administrar o pouco que Deus te da como é que vai saber administrar o muito? No verso 15 lemos: “... deu a cada um conforme a sua própria capacidade..”Às vezes, nós queremos ter nas mãos o que não nos pertence. Precisamos aprender que cada um recebe a sua medida para multiplicar.

Precisamos apresentar frutos de excelência para Deus. Se nós entendemos para quê fomos chamados, daremos fruto daquilo que está no nosso coração. Os frutos nos respaldam, mostram quem nós somos. O músico não é um infrutífero. O músico ganha e gera um músico, um cantor, ganha e gera outro e assim por diante. Músico gosta de andar e conversar coisas próprias de Músico.

Você foi chamado para ser um músico de excelência, Santo e frutífero.

Ganhar vidas é o privilégio de ensinar aos outros a vida que Deus depositou em nós, e seus ensinamentos. Precisamos ser um referencial para o mundo, e não ter o mundo como referencial. Os músicos do mundo devem nos imitar e não nós imita-los. Precisamos buscar o conhecimento, para melhor exercer a nossa função dentro da casa de Deus. Não sermos músicos medíocres, mas conhecedores, não só da palavra, mas também da música. Precisamos estudar e aprimorar o dom que Ele nos deu.

Seja esse referencial em sua igreja, sua família e comunidade. Siga o exemplo de Cristo. Seja humilhe na presença d'Ele e a seu tempo Ele te exaltará. Siga o seu chamado de ir pregar o evangelho a toda criatura através do talento que Ele te deu: A Música.



Extraído e adaptado do site: www.montesiao.pro.br

Edvaldo e Alessandra
Líderes da Rede de Jovens

Estudo para Células

O SEGREDO DA EXCELÊNCIA NA JUVENTUDE
Isaías 65:20

Temos respaldo bíblico para sermos jovens até com cem anos. No entanto, alguns ficam procurando desculpas para não atuarem na Rede, argumentando alguma indisposição, arranjando algum motivo para não estarem assíduos nas reuniões. Estas pessoas ficam se "aposentando". Uma alma jovem nunca passa - Não se fala aqui de uma questão intermediária dentro da faixa etária. Um jovem não está retratado na idade. Temos jovens na igreja que não têm a mentalidade jovem, como temos pessoas que são avançadas na idade, mas dentro delas há força de juventude. Calebe disse: "Da idade de quarenta anos era eu quando Moisés... me enviou... a espiar a terra... eis que hoje sou da idade de oitenta e cinco anos e estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força para a guerra, para sair e para entrar..." (Js 14:7-12). E Calebe conquistou, aos 85 anos, Hebrom, a terra dos anaquins, com grandes e fortes cidades, prometida a ele por Moisés. O segredo da excelência na juventude está retratado em três pontos básicos: ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena.

1) Ser aprovado no tempo - Tiago 1:12 diz que existe um tempo para que as pessoas sejam aprovadas. Existe um tempo para todas as coisas (Ec 3:1). A boa administração do tempo é um respaldo de sabedoria e quem sabe administrar seu tempo é aprovado nele: "Portanto, vede prudentemente como andais; não como tolo, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Ef 5:15-16). Precisamos de uma unção de boa administração de tempo. Temos que priorizar as coisas e sermos aprovados na boa administração do tempo:

1.1 Fazendo a vontade de Deus

1.2 Trazendo diariamente o coração à presença do Senhor - Apresente um coração disposto para que Deus escreva tudo o que Ele tem e quer para sua vida.

1.3 Remindo o tempo diante dos dias maus - Para isso acontecer, tenha um modo de andar e de proceder de acordo com o caráter bíblico.

2) Ter uma vida de projetos - Isaías 32:8 diz que só tem projetos nobres quem tem a mentalidade nobre. Quem não tem mentalidade de nobreza, não tem projeto para nada. Seja um homem, uma mulher de projetos. Você vai executar estes projetos:

2.1 Sabendo quem você será nos próximos cinco anos. - Que projetos você tem para sua vida? Não seja do tipo: "sei lá, o que Deus quiser". Até a brincadeira que fazemos revela a alma que temos. Não faça piadas de miséria com sua história nem com seu projeto de vida. Se Deus lhe deu uma bênção para ser alguém nos próximos cinco anos, seja este alguém.

2.2 Guardando o coração para que os sonhos não morram. - Alguns, até para sonhar, revelam um caráter de pequenez. Não falamos de sonhos de grandeza, mas de desafios, de mudar a alma. A nossa estrutura interior precisa ser mudada. Ninguém foi colocado no planeta para realizar o sonho de viver num barraco. "Mas, sabe como é que é pastor, é o meu destino!" Você é filho de Deus e pode todas as coisas naquele que te fortalece (Fp 4:13). Isaías 65:21-23 diz "e edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto... e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice". Tenha a mentalidade de um coração guardado nos sonhos de Deus. O homem morre quando perde os seus sonhos. Todo homem que não sonha é um sepultado. Ressuscite!

2.3 Sustentando os princípios sagrados. - Isto é viver a vida de Deus. Precisamos repensar muita coisa do que é a essência de uma vida sagrada, solene, de excelência.

3) Fazer o que a Palavra ordena - Você faz isso? Você chegará à perfeição de cumprir os mandamentos:

3.1 Vencendo o pecado. - Nenhuma outra classe dentro da hierarquia e da faixa etária recebeu a promessa que os jovens receberam: sois fortes! Isso quem disse foi Deus: "Eu vos escrevo porque sois fortes" (1 Jo 2:14). O conceito de fortaleza não partiu de mentalidade humana. Veio do respaldo divino. Só uma pessoa dotada de força divina vence o pecado. Ninguém, na força natural, consegue. Tem gente que estabelece alvos e não consegue nada. Mas, quando estamos dotados de uma força sobrenatural, vencemos o pecado.

3.2 Vencendo a carne e as suas obras. - Gálatas 5:19-21 fala que as obras da carne se manifestam e são conhecidas: na área sexual: prostituição, impureza, lascívia; na área religiosa: idolatria, feitiçarias; na área de relacionamento: inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, heresias, inveja, competições, inimizades; na área de indisciplina da carne: bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas. Uma pessoa que está na igreja, mas vive numa dessas cláusulas não herdará o Reino de Deus.

3.3 Vencendo o mundo e o diabo. - Deus lhe deu uma força para vencer o mundo e o diabo, não na força natural, mas na força de Deus.

Se cumprirmos estes três princípios básicos - ser aprovado no tempo, ter uma vida de projetos e fazer o que a Palavra ordena, por certo Deus vai começar a realizar os planos d'Ele na nossa vida.

Prs. Renê e Ana Maria Terra Nova

Avisos e Notícias

Eu, Meu Pai e Minha Mãe

O sonho de Deus é ver toda a família servindo a Ele. A Palavra de Deus diz “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e toda a tua casa”. Em breve, faremos um culto especial para a família, onde os convidados especiais serão seu pai e sua mãe. Seja um bom filho até lá e traga-os para louvar e exaltar o nome do nosso Deus.







••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••



Culto da Visão





A partir de agosto teremos uma vez por mês um culto voltado especialmente para divulgar a Visão Celular. Será uma excelente oportunidade de sermos ministrados com uma palavra que renove em nós a chama evangelística e missionária.





Convidamos toda a igreja a participar conosco.


••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Encontro Face a Face
“Prepara-te Israel, para encontrares com o teu Deus”


Estão se aproximando as datas dos nossos próximos Encontros com Deus. É um retiro de 3 dias onde sua vida é totalmente transformada pelo Espírito Santo através da Palavra de Deus.


Não perca!



Atenção Líderes de células: Divulguem o Encontro em suas células e incentivem seus liderados.


ENCONTRO DE MULHERES: 31/08, 01 E 02/09

ENCONTRO DE HOMENS: 14, 15 E 16/09
ENCONTRO DE JOVENS E ADOLESCENTES: 26, 27 E 28/10

Gente em Destaque!

Cíntia

Nome: Kéziah Cíntia Cordeiro

Idade: 20 anos

Atividade na Igreja: Intérprete de libras, Equipe de Intercessão, líder de célula em treinamento e pau pra toda obra. (Ela é mesmo!)

Um Livro: A Bíblia

Um filme: Olga e Desafiando Gigantes.

Um sonho: Não me lembro o que sonhei essa noite, rsrsrs. Brincadeira, quero ganhar muitas almas e conhecer o México e Portugal.

Um defeito: Ser muito desastrada

Seu hobby preferido: Dormir, dormir e dormir.

Uma coisa que não gosta: Ficar sem dormir.

Prato predileto: lasanha, stronoffe, salpicão, churrasco, etc.

Uma frase: Amar o teu próximo como a ti mesmo.

Um recado pra galera: Amo todos vocês!!

Para Rir

Arrependimento

Um homem comprou um papagaio, mas, quando chegou em casa, foi aquela decepção!
O papagaio resmungava, reclamava e xingava o dia inteiro. O dono tentou amansar o louro lendo poesia, tocando música clássica, mas não teve jeito. Passou a gritar, bater, ameaçar, mas o papagaio ficava pior e pior. Num momento de fúria, o dono pegou o papagaio e jogou-o dentro do freezer. O papagaio começou a xingar de tudo quanto era nome, mas, subitamente, menos de 20 segundos depois, calou-se sem terminar o último palavrão. Pensando ter matado o papagaio, o dono abriu a porta do freezer e o louro começou o discurso:
- "Sei que meu linguajar tem sido mais do que inapropriado a este ambiente familiar e que minha atitude não condiz com a atenção que o senhor tem me dado. Gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas e colocar que daqui em diante me portarei adequadamente...".
Surpreso com o resultado, o dono ia perguntar o que havia feito o papagaio mudar de idéia quando o louro, quase chorando, perguntou:
- "Só por curiosidade: o que foi que o frango fez?".