sábado, 1 de setembro de 2007

Devocional

VISÃO CELULAR E A NOVA CONCEPÇÃO DE EVANGELISMO

“Ide e fazei discípulos...”

A ordem dada por Jesus aos seus discípulos antes de partir para o céu revela a estratégia para que o Reino de Deus se estendesse por toda a terra: Fazer discípulos. Esse é o segredo para o crescimento da igreja. Jesus sabia que somente seria possível alcançar o mundo com o evangelho se os seus discípulos fizessem outros discípulos, ou seja, seguidores que fossem fiéis a Ele.

Muitas pessoas fazem evangelismo, mas poucas fazem discípulos. A ordem de Jesus não foi para evangelizarmos apenas, mas para fazermos discípulos. E a Visão celular revigora o evangelismo, tornando-o mais dinâmico e eficaz. Não é apenas entregar um folheto ou dizer para alguém “Jesus te ama”. Isso é uma forma muito vaga de evangelizar.

Quando jogamos uma semente em qualquer lugar, ela pode nascer ou não. Porém, se prepararmos o solo, ararmos e adubarmos a terra, ela terá maiores possibilidades de gerar um fruto. O adubo e o arado são as nossas orações e a confiança que conquistamos através do relacionamento. Por isso a proposta da Visão é evangelizarmos aqueles que estão ao nosso redor, pessoas que fazem parte do nosso círculo de convivência e com quem já temos algum tipo de vínculo, por menor que seja: amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho e de faculdade, conhecidos do nosso bairro, enfim, todas as pessoas com as quais convivemos.

É muito cômodo fazer evangelismo uma vez por mês de forma aleatória, para pessoas com quem não teremos mais contato nenhum, lançando as sementes de qualquer jeito. Pode nascer ou não. Isso torna o evangelismo ineficaz e impessoal. Evangelismo tem que ser seguido de consolidação e terminar com a apresentação dos frutos. Quantas vezes fazemos evangelismo a tarde toda sem conseguir levar um visitante sequer para igreja?

Um certo irmão falou para o pastor: Pastor, hoje eu ganhei muitas almas. O pastor perguntou: E onde estão os seus corpos? Não basta ganhar as almas, tem que trazer os corpos para congregarem conosco!

Estudo para Células

JACÓ – A LUTA DO HOMEM COM DEUS
Texto: Gen. 32:22-32

Introdução:
Jacó era trabalhador (Gn.31:40), afetuoso (Gn.29:18), astuto (Gn.25:31-33), religioso (Gn.28:10,20), porém era um crente carnal. Era filho de crente, fazia promessas e cultuava a Deus. No entanto, tinha tremendos problemas de caráter, era enganador, oportunista e ganancioso ( Gn.27:18-29, 42-43). Além do seu caráter fraco, tinha uma inimizade com seu irmão Esaú. Mas Deus encontrou Jacó e este lutou com o Senhor e prevaleceu.

1) Consciência da sua realidade
Jacó viu que não podia mais permanecer como estava. Servia ao seu sogro Labão. Desejava voltar à casa paterna. Estava tomando consciência da sua insatisfação.

1.1 - Insatisfação pessoal. Ele queria uma nova vida (31:3). Ele sabia que ali não era o seu lugar.

1.2 - Insatisfação interior. Tinha tudo, mas se sentia infeliz (31:5).

1.3 - Insatisfação espiritual. Queria experimentar aquilo que só conhecera de maneira religiosa: conhecer Deus pessoalmente.

2) Indo ao encontro de Deus
Para encontrar Deus, Jacó teve que satisfazer dois requisitos:

• Reconciliação (32:11, 18; 33:10). Jacó reconciliou-se com o seu irmão. As pessoas que desejam ter um encontro profundo com Deus, precisam primeiro reconciliar-se com o seu irmão.

• Solidão (Gn.32:22-24). Assumiu uma posição de solidão total diante de Deus. Podemos ouvir Deus constantemente, mas em um determinado encontro precisamos estar sós.

3) Encontro com Deus
Nunca é tranqüilo encontrar-se com Deus, pois este encontro implica luta. Nossa natureza pecaminosa rebela contra a santidade de Deus.

• Carne x Espírito - O espírito anseia por comunhão, oração, por dedicação pela prática dos dons e princípios espirituais, mas a carne anseia por coisas que lhe dão prazer, que a faz sentir bem, muitas vezes implica em corrupção, pecado, mentira...

Ilustração: Vide exemplos diários:
Ah, eu gostaria muito de ajudar nas visitas aos necessitados, mas eu adoro uma praia!
Eu sei que tenho dinheiro para enviar um missionário para pregar o evangelho nos países muçulmanos, mas estou precisando tanto de umas roupas novas.
Gostaria tanto de ter uma vida consagrada com Deus, mas gosto tanto de um homem casado.
Queria tanto me envolver com a igreja, mas estes negócios ilícitos me dão um dinheirinho que me ajudam tanto... Sem isto eu não sobreviveria.

• Egocentrismo x Altruísmo - O ser humano só pensa em si mesmo nos seus problemas, nas suas necessidades, nos seus sonhos. É muito difícil abrir mão de si em favor do outro.

• Desejo de ser servido x Servir a outros . - Desejamos um encontro com Deus, desde que não tenhamos que servir a outros.

• Pretensão de liderar x Submissão de ser liderado . - Muita gente deseja um encontro com Deus não para ser ensinada, admoestada, conduzida, mas porque deseja um aval divino para se projetar como líder. Deus quer liderar os seus servos, mas muitas vezes o servo quer apenas usá-Lo para se afirmar.

4) Implicações e resultados da luta do homem com Deus
O encontro do homem com o Senhor gera conseqüências:

4.1 - O homem é desconjuntado. Diante de Deus o homem não pode ficar em pé. Somos quebrados por sua majestade.

4.2 - O homem se agarra com Deus. É necessário se agarrar com o Senhor com todas as nossas forças.

4.3 - O caráter é mudado. Jacó foi mudado de enganador para príncipe de Deus.

4.4 - Deus se torna um amigo. Quando encontramos com Deus, recebemos a salvação.

4.5 - A marca de Deus. Deus marca a pessoa, mesmo que esta se afaste dos caminhos do Senhor, jamais perderá a marca no coração.

4.6 - Testemunho eficaz. Influencia outras pessoas e gerações. Todos reconheceram o encontro de Jacó com Deus, e o Senhor ia cumprir nele sua promessa.
Conclusão: O encontro do homem com Deus é inevitável. Apesar do homem fugir, evitar, esconder-se, isto sempre acontece. É quando Deus vai de encontro ao homem para confrontá-lo com o seu pecado, com sua incapacidade, com suas necessidades interiores. Cabe ao homem vencer Deus e sair marcado deste encontro, tendo-O como amigo e sair de posse da sua benção.

Obs: Divulgue o Encontro em sua célula!

Fonte: www.montesiao.pro.br

Para Pensar



O QUE DEUS ACHA SOBRA O FICAR?



“O FICAR É A GRANDE ESTRATÉGIA que satanás LANÇOU NESTE SÉCULO.”


O ficar surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam o prazer pelo prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. É fruto de sociedade hedonista (filosofia que faz do prazer o fim da vida). Cl. 3:5 “fazei morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência e a avareza que é a idolatria” Muitos jovens querem começar um relacionamento (compromisso) ficando com outra pessoa, mas todo relacionamento que começa assim está fadado ao fracasso, o que gera traumas, frustrações e decepções. Dificilmente um jovem conseguirá ter uma vida de SANTIDADE em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e de compromisso. Grandes culpados disto são os PAIS, que se esqueceram de ensinar aos seus filhos o que significa um sacerdócio santo dizendo: “os jovens são assim mesmo”.


Disse a Pra Divina em sua pregação na Vereda do Paulo VI: “Quem fica acaba se acostumando com isso, e no dia em que Jesus voltar, ele “fica” também.





Gente em Destaque










Nome: Douglas dos Santos Gomes - Idade: 24 anos


Atividade na Igreja: Líder da Junta de Missões e integro a equipe de louvor


Um Livro: O Monge e o Executivo, Cinco lições de psicanálise


Um filme: Na companhia do medo, Jogos mortais IV, Desafiando Gigantes


Um sonho: Decifrar o meu Eu


Uma qualidade: Longânimo


Um defeito: Tentar ser perfeito


Seu hobby preferido: Ler, escrever


Uma coisa que não gosta: Falsidade, mentira.


Prato predileto: Aquele que sacia minha fome (não existe um preferido) na verdade amo doces.
Uma frase:




“Estar no poder é como ser uma dama, se tiver de dizer a alguém que é, então não é”.


Um recado pra galera:


Bom, poderia escrever aqui várias coisas, mas quero compartilhar algo que aprendi sobre liderança, e acredito que todos possamos ser bons lideres, cada um com sua qualidade exercida de forma diferente a conquistar a vontade única de Deus. Eu li em um livro o seguinte: Três motivos para ser como um cão guia: “Em uma matilha, melhor é ser o cão guia; primeiro, é ele quem abre os caminhos; segundo, ele é o primeiro a ver a paisagem e terceiro, ele não fica olhando para os rabos dos outros o tempo todo.” Então enquanto ficamos parados esperando que os outros nos abram o caminho, o que podemos ver é apenas as costas das pessoas que estão à frente, e isso nos leva, até de forma irracional a, maldizer, criar fofocas, inveja e muitas outras falhas de caráter que podem vir se não estou no lugar certo exercendo a vontade do Pai. Mas quando decido viver segundo os planos de Deus recebendo a direção que já a todos foi revelado por meio de Jesus, então me encontro no lugar certo e não tenho tempo para erros.
Um forte abraço.

Para Rir

EXCURSÃO NA ÁFRICA





O gaguinho e uma turma de amigos foram fazer uma excursão na África. Cansados de caminhar, decidem parar para fazerem um piquenique. Estendem a toalha, colocam as comidas, enchem os copos com bebida... Depois de algum tempo, o gaguinho levanta o copo e grita:


-Hip! Hip!


e todos respondem: -Hurra!!!


Novamente o gaguinho levanta o copo e grita: -Hip!Hip! e todos respondem: -Hurra!!!


De repente uma manada passa por cima de todos e no meio da poeira o gaguinho levanta e diz:




- Hip!Hip!, Hipopótamo!